quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Telefone

Alexander Graham Bell


Cientista e inventor americano, natural da Escócia, Alexander Bell transmitiu pela primeira vez a voz humana de um ponto para o outro por meios eléctricos.

A 7 de Março de 1876, Alexander Graham Bell revela a sua invenção, a que ele chama telefone.
Na época de Bell viviam-se tempos de mudança nos EUA e era necessário que o sistema de comunicação fosse melhor do que o telégrafo, porque cada telégrafo tinha uma linha só para si.
Assim ele criou um sistema que gerava corrente eléctrica e que mandava vários impulsos bem espaçados, de maneira a usar uma só linha para mandar várias mensagens de telégrafo.
Bell continuou a fazer experiências com o som até pensar no tímpano e como vibrava. Aí pensou em criar um impulso eléctrico para cada vez que o tímpano mecânico se mexe-se para dentro, e depois mandava esse impulso para um receptor que recriasse o som a partir de uma membrana.
O telefone é definido como um aparelho eléctroacústico. Permite a transformação de energia acústica em energia eléctrica, no ponto de transmissão, e de energia eléctrica em energia acústica no ponto de recepção, permitindo assim a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
Existem vários tipos de telefone, dependendo da tecnologia utilizada:
O telefone analógico transporta apenas transmissões de voz e frequências de sinalização.

O telefone sem fio utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão da voz.

O telefone digital

O telefone “voip”

O telefone celular ou telemóvel

O telefone público

O telefone de lata também é muito utilizado por crianças encantadas com o poder da ciência simples. Duas latas unidas por um barbante permite a comunicação à distância, transmitindo as ondas da voz pela vibração do barbante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário